Terapia ABA

Terapia ABA para crianças com autismo, como funciona?

A terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), derivada do inglês Applied Behavior Analysis, é uma ciência da aprendizagem focada em promover o ensino de novas habilidades e reduzir comportamentos desafiadores dos pacientes.

Esta ciência (que erroneamente é mais conhecida como método) é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pessoas com desenvolvimento atípico, especialmente o autismo.

Imagem de Terapia dos Pequenos

 

Quem pode fazer terapia baseada em ABA?

Podemos usar o referencial teórico e as estratégias da terapia baseada em ABA para embasar o atendimento a inúmeras demandas profissionais.

De modo geral, a aplicação dos fundamentos da terapia ABA na psicologia será útil para quaisquer demandas que o indivíduo possa apresentar.

No entanto, é cada vez mais comum associar esta abordagem às pessoas com desenvolvimento atípico, como no caso do autismo.

De fato, ela traz contribuições muito valiosas nestes casos e vamos abordar um pouco mais o assunto!

 

Como funciona a sessão da terapia ABA com a criança autista?

Para iniciar as intervenções baseadas em ABA, inicialmente, precisamos fazer uma avaliação individual daquela pessoa que vai recebê-la.

Então, a partir disso, definimos quais serão os objetivos da intervenção e definimos as técnicas e estratégias necessárias para o alcance desses objetivos.

Assim, algumas das características essenciais que compõem as intervenções com ABA são:

 

  • Focar no ensino de habilidades socialmente relevantes;
  • Trabalhar para a promoção de generalização dessas habilidades, ou seja, que elas sejam postas em prática no ambiente natural da criança, para além do contexto clínico, como na escola, casa e ambientes que costuma frequentar;
  • É necessário pré-estabelecer objetivos comportamentais que sejam bem descritos e observáveis;
  • Estes objetivos devem ser passíveis de registro da evolução do paciente de forma mensurável.

Quanto tempo por semana é necessário?

É muito comum que os pais se preocupem ao lerem na internet que uma intervenção baseada em ABA de sucesso exige, no mínimo, 20, 30 e até 40 horas semanais. 

Vale então pontuar que, apesar de haver centenas de estudos que mostram que um volume intensivo de horas produz sim ganhos importantes, não podemos deixar de lado que este tempo de intervenção não pode, jamais, produzir exaustão ou até mesmo burnout na criança. 

Assim, devemos sempre buscar o equilíbrio saudável entre a terapia e outras atividades da rotina.

Inclusive, será fundamental aplicar todo o aprendizado ganho em contexto de terapia em consultório nos diferentes ambientes, como a escola e em casa.

Por que a Análise Comportamental Aplicada (ABA)?

Pesquisas científicas mostram que a Análise do Comportamento Aplicada é a forma de intervenção mais bem-sucedida para crianças com algum desenvolvimento atípico.

Em resumo, a ABA é a aplicação de uma ciência e não uma técnica ou um método, ou seja, seus resultados têm bases em evidências científicas e dados de pesquisas.

Além disso, a Análise Comportamental Aplicada é feita de maneira individualizada, levando em consideração a singularidade de cada indivíduo.

Por fim, diferentes estudos mostraram que a maioria significativa das crianças que passaram por intervenções em ABA conseguiu atingir uma melhora considerável.

Ou seja, podemos afirmar que a ABA é a intervenção mais bem-sucedida para crianças com desenvolvimento atípico, especialmente Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Serviços Relacionados

Psicoterapia Infantil

Psicoterapia Infantil

Um dos pré-requisitos do atendimento infantil é a utilização da brincadeira como ferramenta de atendimento clínico, prática também conhecida como...

Saiba mais
Psicoterapia com Adolescentes

Psicoterapia com Adolescentes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut...

Saiba mais
WhatsApp 1
Terapia dos Pequenos

Olá! Fale agora pelo WhatsApp