Terapia ABA
Terapia ABA para crianças com autismo, como funciona?
A terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), derivada do inglês Applied Behavior Analysis, é uma ciência da aprendizagem focada em promover o ensino de novas habilidades e reduzir comportamentos desafiadores dos pacientes.
Esta ciência (que erroneamente é mais conhecida como método) é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pessoas com desenvolvimento atípico, especialmente o autismo.
Quem pode fazer terapia baseada em ABA?
Podemos usar o referencial teórico e as estratégias da terapia baseada em ABA para embasar o atendimento a inúmeras demandas profissionais.
De modo geral, a aplicação dos fundamentos da terapia ABA na psicologia será útil para quaisquer demandas que o indivíduo possa apresentar.
No entanto, é cada vez mais comum associar esta abordagem às pessoas com desenvolvimento atípico, como no caso do autismo.
De fato, ela traz contribuições muito valiosas nestes casos e vamos abordar um pouco mais o assunto!
Como funciona a sessão da terapia ABA com a criança autista?
Para iniciar as intervenções baseadas em ABA, inicialmente, precisamos fazer uma avaliação individual daquela pessoa que vai recebê-la.
Então, a partir disso, definimos quais serão os objetivos da intervenção e definimos as técnicas e estratégias necessárias para o alcance desses objetivos.
Assim, algumas das características essenciais que compõem as intervenções com ABA são:
Quanto tempo por semana é necessário?
Duvidas? Entre em contato conosco!
Serviços Relacionados

Psicoterapia Infantil
Um dos pré-requisitos do atendimento infantil é a utilização da brincadeira como ferramenta de atendimento clínico, prática também conhecida como...
Saiba mais
Psicoterapia com Adolescentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut...
Saiba mais