Atraso no desenvolvimento

Crianças com atraso no desenvolvimento, como proceder?

O atraso no desenvolvimento da criança ocorre quando ela não atinge os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor no período adequado.

Esta é uma preocupação de muitos pais e demanda atenção, pois diversas evoluções são indicadores importantes e atrasos podem significar algum problema.

Para que fique mais claro, existe uma idade média em que as crianças começam a falar, se sentam ou andam. Claro que não podemos generalizar e definir regras rígidas. No entanto, é preciso estar atento e, ao notar algum atraso nestes marcos, será importante procurar ajuda médica.

Assim, será possível investigar o quadro clínico e direcionar o tratamento mais adequado.

Imagem de Terapia dos Pequenos

Quais as causas do atraso no desenvolvimento infantil?

Diversas podem ser as causas do atraso no desenvolvimento, por exemplo:

  • Transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (Autismo);
  • Alterações genéticas, como a Síndrome de Down, Síndrome de Angelman e Síndrome de Prader-Willi;
  • Doenças neurológicas, como Paralisia Cerebral;
  • Complicações da gravidez e parto, como prematuridade, asfixia ou infecções.

Como a terapia poderá auxiliar no atraso do desenvolvimento infantil?

 

Inicialmente, será fundamental conhecer a causa do atraso do desenvolvimento da criança para direcionar a terapia de forma adequada.

Então, as sessões com a psicóloga poderão ter diversos objetivos, por exemplo, desenvolver habilidades que são importantes para faixa etária da criança, de modo que seu desenvolvimento se iguale ou aproxime ao esperado para sua faixa etária.

Devemos ressaltar que o tratamento pode ser pontual e solucionar o problema ou pode ser contínuo. No geral, consiste na realização de exercícios para fomentar o raciocínio e auxiliar a criança a adotar comportamentos esperados para sua idade.

Neste contexto, a abordagem ABA (Análise do Comportamento Aplicada – derivada do inglês Applied Behavior Analysis) pode auxiliar a promover o ensino de novas habilidades e reduzir comportamentos desafiadores dos pacientes.

Além disso, na maioria dos casos, o tratamento será multidisciplinar e, além da psicóloga, poderá contar também com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psiquiatras, neurologistas, dentre outros profissionais.

A família também será fundamental neste processo, dando suporte para a criança e garantindo que todo aprendizado seja aplicado no dia a dia.

Ressaltamos que, quanto mais rápido a criança com atraso de desenvolvimento receber tratamento, melhor será o seu progresso.

Por isso, não demore em buscar ajuda ao notar que algo não vai bem!

Serviços Relacionados

Transtorno do espectro autista

Transtorno do espectro autista

Transtorno do Espectro Autista: entenda De acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), o Transtorno do...

Saiba mais
WhatsApp 1
Terapia dos Pequenos

Olá! Fale agora pelo WhatsApp